
Fresadora Cerec Primemill: Facilidade e Excelência
27 de janeiro de 2023Para a confecção de uma Coroa Unitária, muitos dentistas ainda usam o método tradicional, moldagem e criação de molde com gesso, que é desconfortável para o paciente, demorado e nem um pouco prático.
Desde o surgimento da tecnologia CAD/CAM na Odontologia, o tradicional procedimento tem sido substituído por uma técnica muito mais avançada e precisa. Chamada Odontologia Digital / Fluxo Digital.
O CAD/CAM não é apenas uma, e sim a união de duas tecnologias: CAD, que significa computer-aided design ou desenho assistido por computador e CAM, computer-aided manufacturing ou manufatura assistida por computador.
Embora muito utilizadas em conjunto, tanto o CAD quanto o CAM são tecnologias independentes, ou seja, o dentista pode optar por usar apenas o scanner (CAD) ou a fresadora (CAM).
Na Odontologia eles são utilizados para a manufatura de coroas unitárias, sobre dente e sobre implante, lentes de contato / facetas e alinhadores ortodônticos. Resumidamente, essa tecnologia permite escanear a arcada do paciente, criar o projeto da prótese e confeccioná-la em questão de minutos. Isso tudo porque os aparelhos estão interligados: assim que uma etapa está pronta, um aparelho envia o comando para o outro.
Com essa tecnologia podemos:
• fotografar a arcada dentária do paciente com imagens de altíssima qualidade, que podem ser ampliadas em até 60 vezes;
• projetar a arcada dentária em um modelo virtual, substituindo os antigos moldes de gesso;
• mostrar ao paciente um provável resultado do tratamento, já que o grau de previsibilidade garantido pela união das tecnologias é alto;
• moldar a prótese em tempo recorde.
A fase CAD começa com o escaneamento intraoral, ou seja, uma pequena câmera captura imagens coloridas (em fotos ou vídeos) que servirão de base para a criação do molde. Não há necessidade do uso de moldeiras ou de quaisquer outros objetos; apenas do scanner. Depois, essas imagens servirão de base para a criação do molde digital. Para isso, seguirão para o Digital Smile Design (DSD), software específico para desenho e planejamento dos tratamentos.
Nele, serão criados o molde e a peça final. Por fim, as informações do projeto são enviadas para a fresadora (CAM), que vai produzir a peça em cerâmica, resina ou em qualquer outro material desejado. O resultado é como o de uma impressão 3D. Assim o paciente é reabilitado em pouco tempo e com uma qualidade sem precedentes!
A Clínica Vieira e Duarte Odontologia associou 25 anos de experiência com toda essa tecnologia. Pensando sempre no bem estar do paciente.